SEMA ENCERRA CICLO DE OFICINAS NO PARQUE DE MIRADOR

CICLO DE OFICINAS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DE MIRADOR

Data: 16/01/2024 17:56:37
SEMA ENCERRA CICLO DE OFICINAS NO PARQUE DE MIRADOR

© Foto: SEMA / Parque de Mirador

PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DE MIRADOR: CICLO DE OFICINAS

Após as oficinas realizadas na cidade de São Raimundo das Mangabeiras nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, a sema deu continuidade aos trabalho de levantamento para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual de Mirador As Oficinas representam etapas importantes no processo participativo e no dia 18 de dezembro a oficina foi em São Luís com a participação dos Pesquisadores e foi facilitada pela empresa STCP, contratada para elaboração do Plano de Manejo e as etapas no âmbito do Programa Copaíbas e execução da SEMA. A Oficina contou com representantes da UFMA, UEMA - São Luís, UEMA-Caxias, IMESC, Fauna MA e diversos setores da Sema.

Em janeiro foi realizado Oficinas Prévias com os Residentes do Parque Estadual de Mirador. Na quarta-feira (10), a Oficina Prévia Comunitária com comunidades do entorno do Posto Zé Miguel. Na ocasião foram realizadas dinâmicas com os moradores sobre os tipos de recursos naturais utilizados e os locais, a importância do Plano de Manejo como instrumento de gestão, assim como a significância de construir o Plano de Manejo de maneira participativa, tendo o olhar local e a vivência dos moradores do Parque Estadual de Mirador. Estiveram presentes as comunidades do Zé Miguel, Brejo da Cruz, Cabaça, Caatinga, Riachão, Canastra, Vazante e Brejão, além do Conselho Consultivo do Parque, representado pela SEDIHPOP, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mirador, FETAEMA, Caritas Diocesana de Balsas, STTR de São Raimundo das Mangabeiras.

Na quinta-feira (11), Oficina Prévia Comunitária foi no entorno do Posto da Geraldina, região oeste do Parque. Foram realizadas dinâmicas com participação de grande relevância do moradores, abordagem sobre os tipos de recursos naturais utilizados e os locais, a importância do Plano de Manejo como instrumento de gestão, assim como a significância de construir o Plano de Manejo de maneira participativa, tendo o olhar local e a vivência dos moradores do Parque Estadual de Mirador.

Dando continuidade às Oficinas Prévias Comunitárias, no sábado (13) foi reunido 13 comunidades do entorno do Posto Mel, foram elas: Pindaiba, Mel, Cabeceira do Riachão, Riachão, Mariano, Cachoeira, Paciencia, Vereda, Papagaio, Brejo Seco, João Carlos, Craíba, Cágados, além do Conselho Consultivo do Parque, representado pela SEDIHPOP, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mirador, FETAEMA e Caritas Diocesana de Balsas, com mais de 80 participantes.

No domingo (14) mais um dia da Oficina Prévia Comunitária, dessa vez no entorno do Posto dos Mosquitos, região nordeste Parque. Na ocasião reunimos 17 comunidades, foram elas: Bacurizeiro, Mosquito, Vão do Mato, Buriti da Vaca, Aranha, Angico, Preguiça, Porto, Caraíbas, Olho D’água, Araponga, Chuveiro, Podoi, Passagem de Pedra, Aroeira, Brejinho do Abílio, Travessia da Aldeia, além do Conselho Consultivo do Parque, representado pela SEDIHPOP, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mirador, FETAEMA e Caritas Diocesana de Balsas. Durante a oficina foram realizadas dinâmicas com participação dos moradores do Parque, que abordou sobre os tipos de recursos naturais utilizados e os locais, sobre a importância do Plano de Manejo como instrumento de gestão, assim como a significância de construir o Plano de Manejo de maneira participativa, tendo o olhar local e a vivência dos moradores da região.

As oficinas realizadas foram facilitadas pela STCP, empresa contratada para elaboração do Plano de Manejo do Parque. e as etapas de elaboração no âmbito do Programa Copaíbas e execução da Sema. A primeira foi com os gestores do território (12/12), a segunda foi uma reunião com o Conselho Consultivo do PEM (13/12), a terceira com a Sociedade Civil, a quarta com Pesquisadores (18/12) e nos dias 10, 11, 13 e 14 com moradores do parque (Zé Miguel, Geraldina, Mel e Mosquito).

O município de Mirador marcou presença em todas as oficinas de acordo com a representação de cada uma, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil do Município, AME, APERMIRA, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Fazenda São Paulo e pela representação do Conselho Consultivo do PEM.

Com o encerramento do ciclo de oficinas, as instituições envolvidas na elaboração do Plano voltam a se reunir no final de fevereiro e inicio de março com representante de cada segmento para avaliar os resultados das oficinas, que é mais um passo importante para finalizar os trabalhos de elaboração do plano que é aguardado há mais de 43 anos quando foi criado o PEM em 04 de junho de 1.980.

O Plano de Manejo tem como finalidade identificar o que tem e o que precisa fazer, regularizar a situação fundiária, oficializar sua extensão, identificar terras devolutas no entorno para remanejar famílias residentes dentro do parque e, principalmente, definir uma legislação ambiental adequada a realidade de hoje.

Tags:
289 visualizações | Fonte: Jornal de Mirador | Post: Adail Brito

Sobre Meio ambiente

CHUVAS VOLTAM COM MAIS INTENSIDADES E RIOS E RIACHOS AMEAÇAM COM ENCHENTES 02/04/2024 09:52:39 453 Acessar
MIRADOR EM ALERTA: RIO ITAPECURU E RIO ALPERCATAS AMEAÇAM COM GRANDES ENCHENTES 28/03/2024 12:58:10 539 Acessar
ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE DE MIRADOR PASSA POR NOVA ETAPA 02/03/2024 22:08:23 171 Acessar
CICLO DE OFICINAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE DE MIRADOR 17/12/2023 07:47:27 215 Acessar
QUEIMADAS EM MIRADOR SE ESTENDEM ALEM DO PARQUE 12/09/2023 17:45:12 288 Acessar
FORÇA NACIONAL CHEGA EM MIRADOR PARA AUXILIAR NO COMBATE AS QUEIMADAS 12/08/2023 23:02:14 496 Acessar
FORÇA NACIONAL CHEGA A MIRADOR PARA AUXILIAR NO COMBATE AS QUEIMADAS 12/08/2023 15:13:09 437 Acessar
GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO JUNTAMENTE COM OS DEMAIS GOVERNADORES DA AMAZONIA LEGAL DISCUTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS 11/08/2023 22:44:28 137 Acessar
SEMA LANÇA EM MIRADOR PROGRAMA MARANHÃO SEM QUEIMADAS E EMPOSSA CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE 22/07/2023 14:41:26 565 Acessar
GOVERNO DO MARANHÃO CRIA COMITÊ COMO PARTE DAS AÇÕES DE COMBATE AS QUEIMADAS NO ESTADO 14/07/2023 22:04:40 367 Acessar