GOVERNO DO MARANHÃO CRIA COMITÊ COMO PARTE DAS AÇÕES DE COMBATE AS QUEIMADAS NO ESTADO

COMITÊ ESTRATÉGICO PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO DESMATAMENTO ILEGAL, EXPLORAÇÃO FLORESTAL ILEGALE INCENDIOS FLORESTAIS

Data: 14/07/2023 22:04:40
GOVERNO DO MARANHÃO CRIA COMITÊ COMO PARTE DAS  AÇÕES DE COMBATE AS QUEIMADAS NO ESTADO

© Foto: secom / Governo do Maranhão no combate as queimadas

PROGRAMA MARANHÃO SEM QUEIMADAS SERÁ LANÇADO DIA 20 EM MIRADOR

A 4a Etapa do Programa Maranhão sem Queimadas acontecerá dia 20 de julho em Mirador. A cidade foi escolhida novamente pela SEMA pelo fato de ser um município extenso, estar próximo do Parque, além de bem posicionado em relação aos outros municípios que possuem altas incidências de queimadas, como, Balsas, Fernando Falcão, Colinas e Loreto,.

O objetivo do programa é desenvolver ações socioeducativas relacionadas à orientação para a prevenção, combate e controle de queimadas e incêndios florestais, além do uso de equipamentos e formação de brigadas municipais.

O evento vai acontecer nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mirador, a partir da 9hs e será ministrado pela secretaria de estado do meio ambiente (SEMA) e o corpo de Bombeiros (CBMMA), com o apoio da prefeitura de Mirador e da câmara municipal.

Cabe a cada município a criação de Equipe de Brigadistas para a proteção dos ecossistemas e da biodiversidade que todo ano são prejudicados pelas queimadas. No caso de Mirador que o município é extenso e todo ano sofre com as queimadas com prejuízos enormes à saúde da população, a economia e ao meio ambiente,  já poderia contar com uma  equipe permanente, com atuação durante todo o ano, ou seja, durante o inverno com trabalhos de conscientização e prevenção e no verão com controle e combate.

 

O ex-vereador, Eduardo Galvão, desde o seu primeiro mandato luta pela criação de uma equipe de brigadistas em Mirador. Nos arquivos da câmara municipal tem requerimentos, indicações e projetos todos aprovados, mas nenhuma gestão abraçou essa causa que é importante e necessária. Em uma das indicações propôs remanejar servidores de outras áreas e treiná-los no PREVFOGO do IBAMA, disponibilizar o carro pipa e um trator de pneus da própria prefeitura, além de equipamentos básicos, como, pulverizador, motorserra, roçadeira, entre outros. Portanto, fácil de ser criada.

A questão do fogo em Mirador é bem pior do que nos demais municípios do Maranhão. Seu território é o 4a maior do estado com 8.600 Km2, tem nada mais do que 62%  ocupado por uma Unidade de Conservação chamada de Parque Estadual do Mirador, que foi criado em 1980 (43 anos) para a proteção das nascentes do Rio Itapecuru e seu principal afluente, Rio Alpercatas.O parque por não contar com uma administração direta, presente no dia a dia, é por lá que começa o fogo que depois se estendem para as demais regiões e geralmente sá apagam completamente quando chegam as primeiras chuvas.

GOVERNO DO MARANHÃO CRIA COMITÊ 

Após as chuvas, o Maranhão entra no período de estiagem, o que aumenta o número de focos de incêndios, principalmente em áreas florestais e, que, em sua maioria, são causados pela ação humana. Para combater este tipo de ocorrência, o Governo do Estado criou o Comitê Estratégico para a Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e Incêndios Florestais (CEDIF). O decreto de criação do comitê foi assinado nesta quarta-feira (12) pelo governador Carlos Brandão.

O Comitê tem como objetivo reduzir as queimadas nos biomas Amazônico, Cerrado, Caatinga e Mata dos Cocais no Estado do Maranhão por meio de ações de prevenção e enfrentamento às queimadas. Para isso serão executadas ações integradas entre os diversos órgãos de prevenção, fiscalização e atuação no combate a queimadas.

Pelo decreto assinado pelo governador Carlos Brandão, fica proibido, em todo o Estado do Maranhão, no período que vai desde o mês julho até o dia 30 de novembro de 2023, o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas, ressalvadas as exceções previstas em legislações específicas. Ressaltando que, de julho a novembro, o período de estiagem se intensifica e o clima fica mais seco, aumentando o número de focos de calor.

Composição do comitê

Fazem parte do comitê:Sema, Corpo de Bombeiros,,  polícias Militar e Civil; Sagrima; SAF; Casa Civil; Agerp); Aged, Ibama); Funai, Incra, Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF);MPMA) e a Capitania dos Portos.

A criação do Comitê Estratégico para a Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e Incêndios Florestais (CEDIF) faz parte das ações do Governo do Maranhão para combater as queimadas no estado.

“Com o apoio de diversos parceiros, criamos o comitê com o objetivo de garantir a proteção dos nossos recursos naturais diante da previsão de ocorrências do fenômeno El Nino este ano. Com a parceria de órgãos estaduais e federais, estamos avançando na sustentabilidade”, disse o governador. Brandão.

Tags:
367 visualizações | Fonte: Jornal de Mirador | Post: Adail Brito

Sobre Meio ambiente

CHUVAS VOLTAM COM MAIS INTENSIDADES E RIOS E RIACHOS AMEAÇAM COM ENCHENTES 02/04/2024 09:52:39 453 Acessar
MIRADOR EM ALERTA: RIO ITAPECURU E RIO ALPERCATAS AMEAÇAM COM GRANDES ENCHENTES 28/03/2024 12:58:10 539 Acessar
ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE DE MIRADOR PASSA POR NOVA ETAPA 02/03/2024 22:08:23 172 Acessar
SEMA ENCERRA CICLO DE OFICINAS NO PARQUE DE MIRADOR 16/01/2024 17:56:37 290 Acessar
CICLO DE OFICINAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE DE MIRADOR 17/12/2023 07:47:27 216 Acessar
QUEIMADAS EM MIRADOR SE ESTENDEM ALEM DO PARQUE 12/09/2023 17:45:12 289 Acessar
FORÇA NACIONAL CHEGA EM MIRADOR PARA AUXILIAR NO COMBATE AS QUEIMADAS 12/08/2023 23:02:14 497 Acessar
FORÇA NACIONAL CHEGA A MIRADOR PARA AUXILIAR NO COMBATE AS QUEIMADAS 12/08/2023 15:13:09 437 Acessar
GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO JUNTAMENTE COM OS DEMAIS GOVERNADORES DA AMAZONIA LEGAL DISCUTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS 11/08/2023 22:44:28 138 Acessar
SEMA LANÇA EM MIRADOR PROGRAMA MARANHÃO SEM QUEIMADAS E EMPOSSA CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE 22/07/2023 14:41:26 566 Acessar