PROGRAMA MARANHÃO SEM QUEIMADAS SERÁ LANÇADO EM MIRADOR DIA 20 DE JULHO

REALIZAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS E A PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRADOR

Data: 07/07/2023 00:32:16
PROGRAMA MARANHÃO SEM QUEIMADAS SERÁ LANÇADO EM MIRADOR DIA 20 DE JULHO

© Foto: JM / Queimadas em Mirador

4a ETAPA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA MARANHÃO SEM QUEIMADAS, MARCADA PARA O DIA 20 DE JULHO, EM MIRADOR

O programa tem como objetivo combater e prevenir as queimadas, preservando nosso meio ambiente e garantindo a saúde e o bem-estar de todos os maranhenses.

Nesta fase, o programa concentra esforços em ações de conscientização e educação ambiental, compreendemos que a mudança de comportamento e a conscientização da população são fundamentais para alcançarmos resultados duradouros no combate às queimadas.

“Iremos promover campanhas educativas, palestras em escolas, comunidades e empresas, visando informar e sensibilizar sobre os impactos negativos das queimadas e as alternativas sustentáveis para o manejo do fogo.

Além disso, intensificamos a fiscalização e o monitoramento das áreas propensas a queimadas, trabalhando em estreita colaboração com os órgãos de segurança e proteção ambiental. Estabeleceremos parcerias com instituições governamentais e não governamentais para fortalecer nossas ações e ampliar nosso alcance.

Ressaltamos que todos têm um papel importante nesse processo. Cada indivíduo pode contribuir adotando práticas sustentáveis, como o descarte correto de resíduos, o uso consciente do fogo e a denúncia de atividades ilegais que contribuam para as queimadas.

Juntos, como uma comunidade unida, podemos preservar nossos recursos naturais, proteger nossa biodiversidade e garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações. O programa “Maranhão sem Queimadas” é uma oportunidade para mostrarmos nosso compromisso com o meio ambiente e construirmos um estado mais sustentável e resiliente.

Participe dessa importante jornada e ajude-nos a criar um Maranhão livre das queimadas. Juntos, podemos fazer a diferença.

Essa iniciativa tem como objetivo combater e prevenir as queimadas, preservando nosso meio ambiente e garantindo a saúde e o bem-estar de todos os maranhenses.

Nesta fase, estaremos concentrando nossos esforços em ações de conscientização e educação ambiental. Compreendemos que a mudança de comportamento e a conscientização da população são fundamentais para alcançarmos resultados duradouros no combate às queimadas.

Portanto, iremos promover campanhas educativas, palestras em escolas, comunidades e empresas, visando informar e sensibilizar sobre os impactos negativos das queimadas e as alternativas sustentáveis para o manejo do fogo.

Além disso, intensificamos a fiscalização e o monitoramento das áreas propensas a queimadas, trabalhando em estreita colaboração com os órgãos de segurança e proteção ambiental. Estabeleceremos parcerias com instituições governamentais e não governamentais para fortalecer nossas ações e ampliar nosso alcance.

essaltamos que todos têm um papel importante nesse processo. Cada indivíduo pode contribuir adotando práticas sustentáveis, como o descarte correto de resíduos, o uso consciente do fogo e a denúncia de atividades ilegais que contribuam para as queimadas.

Juntos, como uma comunidade unida, podemos preservar nossos recursos naturais, proteger nossa biodiversidade e garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações. O programa “Maranhão sem Queimadas” é uma oportunidade para mostrarmos nosso compromisso com o meio ambiente e construirmos um estado mais sustentável e resiliente”, sema

“Esse programa é importante, mas poderia ser desenvolvido no decorrer de todo o ano. Já estamos no período crítico das queimadas, que no sertão maranhense e na região sul do estado começa no fim do inverno, ou seja, inicio de junho e se estende até outubro e novembro quando começa a cair as primeiras chuvas do inverno seguinte, Já estamos em julho, as queimadas já se intensificaram, os prejuízos existem e os governos não dispõem de nenhum programa de ações rápidas que atuem nessas áreas. No caso de Mirador, o fogo começa exatamente pelo parque, que é a 4a maior Unidade de Conservação do estado e se estende para outras regiões, causando enormes prejuízos sociais, econômicos e ambientais.

Vários fatores contribuem para a existência das queimadas, como, vegetação seca, umidade relativa do ar baixa,, desmatamentos com queimas sem controle e ações do próprio homem que queima para facilitar a caça, considerando que a região conta com uma fauna  rica de animais silvestres, como, tatu, peba, veado, capivara, caititu, paca, entre outros.

O lançamento do programa em Mirador tem o apoio da prefeita Domingas Cabral e do presidente da câmara municipal, vereador Maciel Feitosa e com as colaborações das secretarias municipais e ambientalistas locais.

Tags:
335 visualizações | Fonte: Jornal de Mirador | Post: Adail Brito

Sobre Meio ambiente

CHUVAS VOLTAM COM MAIS INTENSIDADES E RIOS E RIACHOS AMEAÇAM COM ENCHENTES 02/04/2024 09:52:39 453 Acessar
MIRADOR EM ALERTA: RIO ITAPECURU E RIO ALPERCATAS AMEAÇAM COM GRANDES ENCHENTES 28/03/2024 12:58:10 540 Acessar
ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE DE MIRADOR PASSA POR NOVA ETAPA 02/03/2024 22:08:23 173 Acessar
SEMA ENCERRA CICLO DE OFICINAS NO PARQUE DE MIRADOR 16/01/2024 17:56:37 291 Acessar
CICLO DE OFICINAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE DE MIRADOR 17/12/2023 07:47:27 217 Acessar
QUEIMADAS EM MIRADOR SE ESTENDEM ALEM DO PARQUE 12/09/2023 17:45:12 290 Acessar
FORÇA NACIONAL CHEGA EM MIRADOR PARA AUXILIAR NO COMBATE AS QUEIMADAS 12/08/2023 23:02:14 497 Acessar
FORÇA NACIONAL CHEGA A MIRADOR PARA AUXILIAR NO COMBATE AS QUEIMADAS 12/08/2023 15:13:09 438 Acessar
GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO JUNTAMENTE COM OS DEMAIS GOVERNADORES DA AMAZONIA LEGAL DISCUTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS 11/08/2023 22:44:28 139 Acessar
SEMA LANÇA EM MIRADOR PROGRAMA MARANHÃO SEM QUEIMADAS E EMPOSSA CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE 22/07/2023 14:41:26 567 Acessar