Praça são Bento - Mirador - Maranhão

Manifestantes protestam contra corte de arvores em Praça de Mirador

Data: 13/03/2017 23:45:19
Praça são Bento - Mirador - Maranhão

© Foto: Adail Brito / Não descrita

MANIFESTANTES REALIZAM PROTESTO CONTRA CORTE DE ÁRVORES NA PRAÇA SÃO BENTO, EM MIRADOR

Um grupo de pessoas, a maioria jovens e sem partido político, fizeram um protesto hoje na Praça São Bento, centro de Mirador. Cerca de 11 árvores de grande porte, entre elas pau Brasil e mognos, foram cortadas sábado, dia 11, com o uso de motorserra. A maioria dessas árvores foram plantadas pelos irmãos Júlio, Sônia e Paulo Bonfim, com o objetivo de tornar o ambiente mais verde e mais agradável.

O movimento foi espontâneo, não teve mobilização de nenhuma instituição e o grupo chegou na praça por volta de 6hs, protestou pacificamente interditando duas ruas com os próprios galhos das árvores e o movimento durou até o início da sessão na câmara de vereadores onde foram procurar explicações pelo que aconteceu.

O JM conversou com o responsável pela limpeza pública e ele falou que não autorizou nenhuma pessoa de sua empresa a fazer o serviço e desconhece quem realizou. Soube também que o secretário de meio ambiente, Paulo de Tarso, ao ser informado do que aconteceu foi até a praça e ao lado das árvores passou a chorar e lamentar pelo que aconteceu.

Na câmara, o Padre Flavio usou a tribuna para expor a situação que ficou a praça e o diretor de Divisão de Cultura da secretaria municipal de educação, professor Cleocivan, também usou a tribuna para dizer que tem uma parcela de culpa, pois sua intensão era podar e não destruir, assumiu a responsabilidade, lamentou o que aconteceu, pediu desculpas e se comprometeu a fazer a compensação ambiental plantando árvores na praça e as margens do Rio Itapecuru. Falou que a intensão era deixar a praça mais bonita, pois no local será comemorado o aniversário de Mirador dia 29 próximos e que as árvores poderiam comprometer as ações programadas para a festa. Falou que antes consultou o prefeito e este autorizou a procurar uma pessoa habilitada para fazer o serviço, disse que muitas vezes tentou falar com secretario de meio ambiente, mas não conseguiu.  Por isso teve a iniciativa de contratar o senhor Abrão Bonfim e foi surpreendido ao saber que os serviços não foram feitos ambientalmente correto.

Depois das palavras de Cleocivan, falaram também, o secretário de meio ambiente, Paulo de Tarso, sua esposa Jesus e os vereadores Eduardo Galvão e Rowdann Bonfim que se solidarizaram com o que aconteceu.

Cortar, destruir, danificar, lesar ou maltratar por qualquer modo ou meio, árvores plantada em locais público sem o consentimento expresso do órgão competente é considerado crime ambiental. A punição varia de acordo com o tipo de árvore. Nesse caso, que o infrator assumiu a responsabilidade e se comprometeu com a compensação ambiental, a pena pode ser atenuada e até mesma nula.

A Campanha da Fraternidade de 2017 o Tema é: Biomas brasileiros e defesa da vida, cujo lema é cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiro, dons de Deus,,e promover a relação fraterna com a vida e a cultura dos povos, à luz do evangelho.

Na câmara. secretário de meio ambiente falou que não autorizou os serviços, pois nem em Mirador se encontrava, repudiou a atitude e desmentiu as pessoas que estavam lhe culpando. Lamentou o que aconteceu e se comprometeu, também, de revitalizar a praça e dar a manutenção necessária para que fatos dessa natureza não volte a acontecer.

"Em gesto de grandeza da paróquia de Mirador na pessoa do Padre de nossa cidade e a gestão municipal, a administração se comprometeu de reparar os danos causados o mais rápido possivel. Vamos torcer para tudo isto aconteça", disse Maciel do Povo.

A prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Roni, publicou uma nota de esclarecimento onde informou que a intensão foi adequar melhor o local onde será desenvolvido as atividades programadas para o aniversário da cidade, lamentou a maneira como foi feito e pediu desculpas ao padre e a população em geral.



Tags:
2700 visualizações | Fonte: Jornal de Mirador | Post: Adail Brito

Sobre Meio ambiente

CHUVAS VOLTAM COM MAIS INTENSIDADES E RIOS E RIACHOS AMEAÇAM COM ENCHENTES 02/04/2024 09:52:39 452 Acessar
MIRADOR EM ALERTA: RIO ITAPECURU E RIO ALPERCATAS AMEAÇAM COM GRANDES ENCHENTES 28/03/2024 12:58:10 539 Acessar
ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE DE MIRADOR PASSA POR NOVA ETAPA 02/03/2024 22:08:23 170 Acessar
SEMA ENCERRA CICLO DE OFICINAS NO PARQUE DE MIRADOR 16/01/2024 17:56:37 289 Acessar
CICLO DE OFICINAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE DE MIRADOR 17/12/2023 07:47:27 215 Acessar
QUEIMADAS EM MIRADOR SE ESTENDEM ALEM DO PARQUE 12/09/2023 17:45:12 288 Acessar
FORÇA NACIONAL CHEGA EM MIRADOR PARA AUXILIAR NO COMBATE AS QUEIMADAS 12/08/2023 23:02:14 495 Acessar
FORÇA NACIONAL CHEGA A MIRADOR PARA AUXILIAR NO COMBATE AS QUEIMADAS 12/08/2023 15:13:09 437 Acessar
GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO JUNTAMENTE COM OS DEMAIS GOVERNADORES DA AMAZONIA LEGAL DISCUTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS 11/08/2023 22:44:28 137 Acessar
SEMA LANÇA EM MIRADOR PROGRAMA MARANHÃO SEM QUEIMADAS E EMPOSSA CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE 22/07/2023 14:41:26 564 Acessar