CENTRO DE ENSINO ISA RAPOSO ANTIGO EDISON LOBÃO

Professor Washington deixa a direção geral do Edison Lobão

Data: 12/02/2016 21:22:22
CENTRO DE ENSINO ISA RAPOSO  ANTIGO EDISON LOBÃO

© Foto: Adail Brito / Não descrita

PROFESSOR WASHINGTON DEIXA A DIREÇÃO GERAL DO EDISON LOBÃO

A única escola do estado, em Mirador, está oficialmente sem direção. O professor Washington Luís deixa a direção geral e provavelmente será substituído pelo professor Mardonio Dutra.


Vale lembrar que a escola não realizou a eleição para a escolha de gestor, como aconteceu em todo maranhão. No primeiro momento duas chapas apresentaram irregularidades na composição e por isso foram indeferidas. Depois, por questões políticas, foi substituído o então diretor que era disparadamente favorito para manter-se no cargo através do voto da comunidade escolar. Ontem, 11 de fevereiro, início do ano letivo, o professor Washington anunciou que deixou o cargo, e que nesses dias está apenas preparando as pendencias para passar o cargo a quem for indicado pela secretaria de estado da educação. Especula-se que o substituto seja mesmo o professor Mardonio Dutra, que tem o aval do vice-prefeito Rone.

Segundo o professor Washington, que inclusive vinha desenvolvendo um bom trabalho junto com a diretora adjunta, professora Antonia Maria, a sua saída foi por questões particulares.

“Espera-se que a efetivação do substituto aconteça o mais rápido possível, para não prejudicar a escola que é responsável pelo ensino médio da rede pública no município”.

Comenta-se que houve interesse político na mudança de direção, como aconteceu na AGERP e em outros cargos do governo do estado, mas o professor Washington afirma que foi uma decisão pessoal e irrevogável.

ESTABELECIMENTOS ESTADUAIS COM NOME DE PESSOAS QUE JÁ MORRERAM

Como havia prometido assim que assumiu o governo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) assinou um decreto que proíbe que estabelecimentos estaduais, como escolas, recebam o nome de pessoas vivas ou de responsáveis por violações de direitos humanos durante o regime militar.


Decreto assinado no dia 4 de janeiro desse ano e publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 14 muda o nome de 37 estabelecimentos do patrimônio estadual com nomes de Sarney, Roseana, Edison lobão, João Castelo, João Alberto, Gastão Vieira, Nice Lobão, entre outros. No lugar, ganharam a homenagem professores, religiosos, políticos e outras personalidades de destaque que já morreram.

Sob o argumento de que não há motivos para se homenagear ditadores, Flávio Dino também tirou os nomes dos ex-presidentes militares Castelo Branco, Emílio Garrastazu Médici e Arthur da Costa e Silva de dez escolas de cidades diferentes no Maranhão em março do ano passado.


No caso de Mirador, a única escola do estado, cujo nome era Centro de Ensino Edison Lobão, em homenagem ao então deputado federal que em 1.978 viabilizou recursos junto ao MEC para a construção. Agora depois de 38 anos passou a ser denominado de Professora Isa Raposo Borba Guimarães, educadora que durante muitos anos, com dedicação e competencia,  lecionou na escola. Seu nome foi referendado pelos segmentos escolar que entre muitas opções, foi a mais votada.

A educação no governo Flavio Dino teve avanços significativos, com destaques para a valorização do magistério, melhora na gratificação de diretores, eleição  democrática atraves da comunidade escolar para a escolha de gestores, programa escola digna, bolsa escola e concurso público para professores.


FUTEBOL: TAÇA CIDADE DE MIRADOR

Começa sábado, 13, a “Taça Cidade de Mirador”. A competição já faz parte da programação de aniversário de Mirador que acontece dia 29 de março, 78 anos.

A abertura da competição começa amanhã, as 16:00 horas envolvendo o Vila Estrela, que foi campeã em 2015, e a equipe da Conceição.

VAQUEJADA DO BURITIZINHO

Marcada para os dias 28 e 29 de maio, a 2ª vaquejada do Parque Odílio Magalhães, na Fazenda Buritizinho.

GRUPO ZÉ DO FEIRA

O grupo Zé do Feira, em Mirador, continua ampliando sua participação no mercado e com segmento diverso. Presente nas cidades de Mirador, Sucupira do Norte e Pastos Bons, agora está investindo na construção do prédio da matriz, localizado na Rua Duque de Caxias, próximo da Praça São Bento.

O diretor geral do grupo, Raul Magalhães, informou que as novas instalações serão inauguradas no final do ano e o grupo já estuda a expansão para outras cidades.

O grupo Zé do Feira trabalha com os seguimentos de supermercados, revenda de combustíveis, autopeças, oficinas mecânicas e farmácias.

CAMARA MUNICIPAL

A legislatura 2016 na câmara de mirador deve começar nesta segunda-feira, 15. Embora o recesso tenha terminado em janeiro, as sessões foram adiadas devido as reformas que estavam sendo feitas no prédio da câmara.

Tags:
1428 visualizações | Fonte: Jornal de Mirador | Post: Brito

Sobre Educação

AUDREIA NOLETO SERÁ HOMENAGEADA COMO CIDADÃ DE SÃO LUIS 26/03/2024 14:34:35 177 Acessar
POVOADO COCOS GANHA ESCOLA COM 8 SALAS DE AULAS E OUTRAS DEPENDENCIAS 11/03/2024 23:32:18 265 Acessar
GOVERNADOR BRANDÃO VISITA MUNICIPIOS PARA ENTREGA DE OBRAS DO GOVERNO 11/03/2024 21:18:46 188 Acessar
EMOÇÕES E HOMENAGENS AO GOVERNADOR BRANDÃO NA ENTREGA DE ESCOLAS 06/03/2024 20:58:33 115 Acessar
GOVERNADOR BRANDÃO E A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA IRACEMA VALE NA CELEBRAÇÃO DOS 8 ANOS DE CRIAÇÃO DO PACTO PELA PAZ 05/03/2024 22:55:25 90 Acessar
PREFEITURA DE MIRADOR FAZ ENTREGA DE MATERIAIS ESSENCIAIS PARA INICIO DAS AULAS NAS ESCOLAS 05/03/2024 05:41:15 190 Acessar
GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO E O VICE-GOVERNADOR FELIPE CAMARÃO ENTREGAM ESCOLAS REFORMADAS EM SÃO LUIS 03/03/2024 22:27:55 186 Acessar
PREFEITA DE MIRADOR E SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ACOMPANHAM A VOLTA AS AULAS 26/02/2024 13:54:10 244 Acessar
COMEÇOU AS AULAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE MIRADOR 20/02/2024 20:46:48 283 Acessar
SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO GOVERNO BRANDÃO AGRADECE EMPENHO DA EQUIPE EM 2023 09/01/2024 23:18:28 227 Acessar