GOVERNO DO MARANHÃO LANÇA CAMPANHA OUTUBRO ROSA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

“Eu consegui me curar do câncer de mama porque descobri logo no início. Por isso, o que eu tenho a dizer para todas as mulheres é que se cuidem e façam seus exames de rotina”. O relato é da dona de casa Bernarda Bastos dos Santos, 63 anos. Para que cada vez mais mulheres possam dar depoimentos como este, há mais de 30 anos é realizada a Campanha Outubro Rosa, de prevenção à doença. Nesta quinta-feira (05), o Governo do Maranhão lançou a programação 2023 da campanha.

Com o nome ‘Passe esse fuxico adiante. Previna-se!’ a programação da Campanha Outubro Rosa foi aberta pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante ação no Hospital de Câncer do Maranhão – Dr. Tarquínio Lopes Filho, localizado no bairro Madre Deus, em São Luís, que é uma das unidades de referência para diagnóstico e tratamento da doença na rede estadual.

A campanha tem o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e tem como público prioritário mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, explicou como será realizada a campanha no estado. “Nosso objetivo é levar informação sobre a prevenção do câncer de mama ao maior número possível de mulheres maranhenses para que elas possam procurar as unidades de saúde para os exames preventivos. Para isso a nossa rede de policlínicas e hospitais macrorregionais estarão à disposição para exames como mamografias. Além disso, vamos mobilizar as mais de 2.400 unidades básicas de saúde nos 217 municípios para que as mulheres possam realizar seus exames de rotina”, afirmou.

Importância do diagnóstico precoce
O mastologista Carlos Bulcão informou que o câncer de mama é a doença que mais acomete mulheres no Brasil, além de ser o segundo tipo em prevalência no Maranhão. Por isso, ele ressalta que quanto mais precoce for o diagnóstico maior as chances de cura.

“Além de aumentar as chances de cura, o diagnóstico precoce diminui a complexidade do tratamento, que pode ser feito com quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e cirurgia. Algumas mulheres vão precisar desses quatro pilares, outras apenas de dois, mas isso vai depender do grau com que a doença for diagnosticada”, informou Carlos Bulcão.

E foi justamente o diagnóstico precoce que fez toda a diferença para Bernarda Bastos dos Santos, 63 anos, dona de casa. Ela sempre teve o hábito de fazer exames de rotina anualmente. Em 2013, em uma ida à ginecologista foi observado que ela estava com um nódulo em uma das mamas. Após ser encaminhada para um mastologista e fazer os exames necessários, ela recebeu o diagnóstico.

“Não foi fácil. Receber um diagnóstico desses é difícil para o paciente e para a família. O meu tratamento incluiu radioterapia e a retirada das duas mamas, mas eu recebi toda a assistência necessária aqui no Hospital do Câncer e o apoio da minha família para conseguir passar por esse momento. Hoje, estou curada e muito bem de saúde, aproveitando a segunda oportunidade que Deus me deu”, contou Bernarda Bastos dos Santos, que incentiva todas as mulheres fazerem seus exames preventivos.

A rede de apoio que Bernarda Bastos dos Santos recebeu em casa e no Hospital do Câncer também é parte fundamental do tratamento da doença, garante a psicóloga Talita Gouveia. “O tratamento do câncer tem suas repercussões físicas, sociais, emocionais, financeiras. Então, é bem natural que essas mulheres tenham reflexos psicológicos, sobretudo quando é necessário fazer a retirada da mama, que afeta a autoestima feminina. Então, o trabalho do psicólogo é ajudar o paciente a lidar com suas emoções durante todo o processo de tratamento e no seu dia a dia social”, assinalou.

Prevenção
O mastologista Carlos Bulcão chama atenção para o fato de que a maioria dos casos de câncer de mama são adquiridos. Apenas 10% a 15% têm relação com histórico familiar. Por isso, manter hábitos saudáveis também é fundamental para prevenir o surgimento da doença.

“Uma vida saudável inibe o aparecimento de vários tipos de tumores, incluindo o câncer de mama. Então, ter uma boa rotina de exercícios físicos, uma alimentação balanceada, evitar o sobrepeso entre outras práticas simples do dia a dia vão impedir que determinados tipos de tumores surjam com o envelhecimento”, destaca Carlos Bulcão. 

Além dos hábitos de vida saudável, as mulheres precisam cuidar da saúde com exames de rotina. E um dos exames mais importantes é a mamografia, que permite o diagnóstico de nódulos ainda no início.

No Maranhão, em 2022, foram realizadas 173.787 mil mamografias em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e 62.426 mil nas demais faixas etárias. Os serviços de mamografia do Sistema Único de Saúde (SUS) da rede estadual são oferecidos nas regionais de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, São Luís, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês e Timon.

As unidades de referência da rede estadual que possuem o serviço de mamografia são o Hospital de Câncer do Maranhão - Dr. Tarquínio Lopes Filho, e as policlínicas Diamante, da Criança e da Mulher, localizados em São Luís.

Também fazem parte da rede o Hospital Regional Alexandre Mamede Trovão (Coroatá), Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago (Pinheiro), Hospital Regional de Chapadinha, a Policlínica Açailândia, Policlínica Barra do Corda e Policlínica Codó.

Somente no Hospital de Câncer do Maranhão - Dr. Tarquínio Lopes Filho são feitos cerca de 240 atendimentos mensais nos ambulatórios do câncer de mama, a maioria são mulheres que apresentam lesões sugestivas para câncer de mama. 

Outubro Rosa
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos.

A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama – Outubro Rosa, período em que devem ser desenvolvidas diversas atividades de conscientização e prevenção.