SEMA - PARQUE ESTADUAL DO MIRADOR

Parque de Mirador é administrado diretamente pela SEMA

Data: 18/11/2016 14:30:31
SEMA - PARQUE ESTADUAL DO MIRADOR

© Foto: Adail Brito / Não descrita

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), no governo Flavio Dino, é a administradora direta do Parque Estadual do Mirador.  Nesse novo modelo de gestão as ações dentro da Unidade de Conservação são realizadas em conjunto com o Corpo de Bombeiros e o Policiamento Ambiental.

O Parque Estadual do Mirador, com 437.800 há, ocupa 62% do território de Mirador, conta com seis postos avançados: Mosquito, Geraldina, Zé Miguel, Cágados, Mel e Aldeia; distribuídos em pontos estratégicos, construídos nas delimitações para orientar as comunidades e serem pontos para o alojamento de equipes de pesquisa e também servir de base para ações de fiscalização e monitoramento.

O PEM, desde sua criação em 4 de junho de 1980 (36 anos), passa por dificuldades. A melhor atenção foi no governo de Edison Lobão onde na oportunidade foi construído postos avançados e criada equipe própria de administração. Na época comandada pelo Agr. Paulo de Tasso e pelo Engenheiro Florestal, Teodosio Guimarães, depois as dificuldades se sucederam nos governos seguintes, principalmente nos governos de Roseana Sarney. Todos esses anos sob a administração da COOPERMIRA que anualmente venciam os contratos e não eram renovados e quando aconteciam eram para pagamentos atrasados, não tinha estrutura de trabalho próprio e por fim cancelado ainda no governo de Roseana Sarney, dando lugar a OSCIP PRO-SAÚDE que administrou durante um ano e meio, aproveitando a própria mão-de-obra da COOPERMIRA. 

A prefeitura de Mirador, mesmo com secretaria de meio ambiente própria, não tem acesso e participação na administração do PEM, portanto, não tem culpa nenhuma da situação que se encontra. O atual prefeito solicitou da então governadora Roseana Sarney uma gestão compartilhada, mas não foi aceita e nem parceria informal com a SEMA existe, pois, as ações existentes nem se quer chegam ao conhecimento do município. Recursos de compensação ambiente, de licenciamento, muitas, taxas e do fundo amazonia não chegam no PEM e muito menos na gestão do municipio.

No início do ano, por intermédio do vice-prefeito de Mirador, Rony, a SEMA realizou uma audiência pública para tratar da situação do parque e encontrar a forma de administrar. Nesse evento, se fez presente o secretário de articulação política, Marcio Jerry, secretário-adjunto da SEMA, prefeitos e vereadores da região, secretários municipais de meio ambiente, produtores, ambientalistas, sindicatos e autoridades de um modo geral. A questão foi amplamente debatida, mas até o momento nenhuma decisão de governo foi tomada e o PEM segue administrado diretamente pela SEMA


Segundo a Superintendência de Biodiversidades e Áreas Protegidas, de janeiro de 2015 até outubro de 2016 a SEMA esteve presente no Parque Estadual do Mirador 17 vezes, levando fiscais e analistas ambientais. Todas as ações foram de forma conjunta com o Batalhão de Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros do Maranhão. As ações objetivaram fiscalizar toda a área do Parque, realização de Audiência Pública, Ações de Educação Ambiental com a comunidade, Treinamento do Corpo de Bombeiros Militar para combate a incêndios florestais, ação social com a comunidade residente nas proximidades do Posto do Mel.

“O bom mesmo seria um órgão permanente dentro do próprio parque ou no posto sede, na cidade, como existia anteriormente. A fiscalização efetiva afasta as pessoas que causam danos irreparáveis a natureza, como tambem, diminue os custos, já que essas equipes que envolve muitos funcionarios, vem com diarias e gastos com combustiveis

“Esse tipo de trabalho, com visitas esporádicas e anunciadas, e sem equipamentos de serviços, não trazem efeitos positivos e muitas vezes nem são   conhecimento domunicípio”

Nos últimos dias, está sendo ventilado nos sites, blogs e nas redes sociais, foi comentado na câmara de vereadores e pronunciado na câmara federal, as condições que se encontra hoje o parque. A situação é do conhecimento e só se tornou pública após a SEMA retirar os veículos que eram lotados no PEM e que se encontravam no posto sede, mesmo sem gestão.

Tags:
1196 visualizações | Fonte: DO CONHECIMENTO | Post: Brito

Sobre Meio ambiente

CHUVAS VOLTAM COM MAIS INTENSIDADES E RIOS E RIACHOS AMEAÇAM COM ENCHENTES 02/04/2024 09:52:39 452 Acessar
MIRADOR EM ALERTA: RIO ITAPECURU E RIO ALPERCATAS AMEAÇAM COM GRANDES ENCHENTES 28/03/2024 12:58:10 539 Acessar
ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE DE MIRADOR PASSA POR NOVA ETAPA 02/03/2024 22:08:23 169 Acessar
SEMA ENCERRA CICLO DE OFICINAS NO PARQUE DE MIRADOR 16/01/2024 17:56:37 289 Acessar
CICLO DE OFICINAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE DE MIRADOR 17/12/2023 07:47:27 215 Acessar
QUEIMADAS EM MIRADOR SE ESTENDEM ALEM DO PARQUE 12/09/2023 17:45:12 288 Acessar
FORÇA NACIONAL CHEGA EM MIRADOR PARA AUXILIAR NO COMBATE AS QUEIMADAS 12/08/2023 23:02:14 495 Acessar
FORÇA NACIONAL CHEGA A MIRADOR PARA AUXILIAR NO COMBATE AS QUEIMADAS 12/08/2023 15:13:09 437 Acessar
GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO JUNTAMENTE COM OS DEMAIS GOVERNADORES DA AMAZONIA LEGAL DISCUTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS 11/08/2023 22:44:28 137 Acessar
SEMA LANÇA EM MIRADOR PROGRAMA MARANHÃO SEM QUEIMADAS E EMPOSSA CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE 22/07/2023 14:41:26 564 Acessar