GOVERNO LANÇA PROGRAMA FLORESTA VIVA EM SÃO BENTO

SÃO BENTO MARANHÃO

Data: 06/07/2024 11:22:28
GOVERNO LANÇA PROGRAMA FLORESTA VIVA EM SÃO BENTO

© Foto: JM / programa Floresta Viva

 GOVERNO DO ESTADO LANÇA PROGRAMA FLORESTA VIVA EM SÃO BENTO

Com foco na recuperação de áreas degradadas e no incentivo a cadeias produtivas sustentáveis, foi lançado nesta quinta-feira (4), no município de São Bento, o programa Floresta Viva. Iniciativa inovadora coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), o projeto está em sua primeira etapa de implantação, que consiste na criação do maior viveiro público do Brasil, com capacidade para a produção anual de 1 milhão de mudas.

O governador Carlos Brandão esteve na cidade para o lançamento do projeto. “É um projeto-piloto para o Brasil. Viabilizaremos a produção de 1 milhão de  mudas por ano e assim construiremos aqui o maior viveiro público do país. Uma verdadeira transformação na vida do agricultor familiar, que só precisa de uma oportunidade”, destacou o governador durante o lançamento do programa.

A implantação do projeto-piloto integra um dos eixos do Floresta Viva, o de fortalecimento da bioeconomia. Além de proteger o bioma, o programa Floresta Viva prevê a restauração de habitats naturais locais. Para a primeira etapa do programa, foi selecionado como carro-chefe o cultivo do açaí – ou juçara -, fruto nativo com grande potencial para fortalecimento da cadeia produtiva na Amazônia maranhense. Nos últimos anos, o Maranhão aumentou a extração de açaí, consolidando-se como um dos maiores produtores do fruto.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, idealizador do Floresta Viva, avalia que o programa vai gerar benefícios para a população de São Pedro e para outros municípios que integram a baixada maranhense.“É o começo da mudança da realidade dessa região. O governador Brandão traz a produção do açaí, coopera as famílias e, assim, a gente melhora o ambiente, gera renda para essa população, mas, também, faz com que todos os nossos projetos engrandeçam a população da baixada, engrandeçam o Maranhão”, sublinha o secretário.

Parceria com o setor privado

De acordo com Marlla Arouche, superintendente de Economia Verde da Sema, o programa Floresta Viva conta com apoio de instituições públicas e de empresas da iniciativa privada, que financiaram a ação.  “O projeto Floresta Viva foi foi totalmente realizado e alinhado com a equipe técnica da Sema e teve total apoio do governo. O governador Carlos Brandão comprou a ideia junto com empresas parceiras, que investiram aqui”, informa.  

Marlla Arouche ressalta, ainda, que além da geração de renda e estimular a economia local, o programa preza pelo respeito aos biomas e à biodiversidade.  “Com esse viveiro, já têm empresas interessadas em comprar essa produção de mudas. Temos a capacidade de produção de 500 mil mudas por ciclo e um total de 1 milhão de mudas por ano. O projeto vem com essa visão de recuperar áreas degradadas, sempre tendo em foco a conservação da biodiversidade, a conservação ambiental, aliado com o desenvolvimento. As famílias precisam ter renda. O governo está aqui, com esse mega investimento, para que, através dos nossos recursos naturais, a gente consiga gerar renda para a população local”, completou Arouche.

Inicialmente, o programa Floresta Viva beneficiará 100 famílias no município, incentivando o cultivo de espécies nativas e criando oportunidades econômicas para ampliar a renda no meio rural. A ideia é desenvolver uma economia verde com equilíbrio, garantindo que as populações locais tenham a oportunidade de se beneficiar com a geração de trabalho e renda.

“Teremos uma espécie de floresta de açaí em São Bento. As famílias beneficiadas poderão comercializar os frutos. Isto é o resultado da parceria com mais de 16 empresas para fortalecer o desenvolvimento sustentável”, celebrou o governador Carlos Brandão.
O prefeito de São Bento, Dino Penha, agradeceu pela escolha do município para o lançamento do programa. “É um projeto para toda a Baixada. É uma parceria que está dando muito certo, São Bento e o Governo do Estado. São Bento ser escolhida para esse projeto é de uma alegria muito grande, é de gratidão”.

Entre os entes envolvidos na execução do programa Floresta Viva, estão: o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema); Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema); Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem); Associação dos Produtores de Soja e Milho do Maranhão (Aprosoja); Ministério Público do Maranhão (MPMA); Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema); Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Sebrae, Embrapa, Re.green, Fertgrow, além de secretarias de Estado e o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

Tags:
161 visualizações | Fonte: Jornal de Mirador | Post: Adail Brito

Sobre Meio ambiente

ALEMA ENTREGA DOAÇÕES PARA DESABRIGADOS DO RIO GRANDE DO SUL 13/07/2024 02:41:24 76 Acessar
CÂMARA DE MIRADOR APROVA INDICAÇÃO DO VEREADOR GILBERTO PORTO QUE CRIA EQUIPE DE BRIGADISTAS 05/07/2024 01:43:53 189 Acessar
2a PLENÁRIA DO COMITÊ DE BASCIAS HIDROGRÁFICAS DO ITAPECURU 02/07/2024 01:20:09 291 Acessar
GOVERNO BRANDÃO INVESTE NA MELHORIA DO TRANSITO DA GRANDE ILHA 12/06/2024 01:09:50 90 Acessar
CHUVAS VOLTAM COM MAIS INTENSIDADES E RIOS E RIACHOS AMEAÇAM COM ENCHENTES 02/04/2024 09:52:39 534 Acessar
MIRADOR EM ALERTA: RIO ITAPECURU E RIO ALPERCATAS AMEAÇAM COM GRANDES ENCHENTES 28/03/2024 12:58:10 640 Acessar
ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE DE MIRADOR PASSA POR NOVA ETAPA 02/03/2024 22:08:23 256 Acessar
SEMA ENCERRA CICLO DE OFICINAS NO PARQUE DE MIRADOR 16/01/2024 17:56:37 358 Acessar
CICLO DE OFICINAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE DE MIRADOR 17/12/2023 07:47:27 288 Acessar
QUEIMADAS EM MIRADOR SE ESTENDEM ALEM DO PARQUE 12/09/2023 17:45:12 349 Acessar